• Ícone Facebook
  • Ícone Instagram

erro na escolha da cor da roupa pro convite de formatura

Planejamento feito, tudo organizado pro ensaio fotográfico do convite de formatura e você já deixou a roupa toda passada e pronta pro dia do ensaio.

Sua turma escolheu um azul royal brilhante pros vestidos e gravatas e muitos colegas, assim como você, investiram caro na cor que mais saltava aos olhos, muitas vezes a cor do seu curso.

E aí, quando chega o convite, aquele azul cintilante vira um azul morto. Apagado. Sem brilho.


Decepção.


Acredite ou não, esse é um erro muito comum quando se trata de ensaios de convite de formatura. No geral a agência de convites não passa nenhuma informação, os formandos escolhem as roupas dentro dos seus próprios critérios e a empresa de fotografia vai lá e executa o ensaio mas ninguém nunca para pra pensar na COR dentro do processo criativo.


COMO AS CORES DA ROUPA IMPACTAM NA IMPRESSÃO DO SEU CONVITE


E sabe porque entender de gerenciamento de cor nessa etapa é tão importante? Porque o convite de formatura trabalha dentro de dois mundos, o RGB e o CMYK.


Aí você ficou perdido com essa informação. "Mas que zorra é RGB ou CMYK?". Pra que eu quero saber disso?


Termos comuns no mundo do design gráfico, RGB e CMYK são sistemas de cores utilizados em ambientes diferentes. Enquanto o RGB é utilizado em telas, máquinas DSLR (fotográficas) e impressoras específicas pra fotografia, o CMYK é utilizado nas impressões em larga escala, mais conhecidas como offset.


Nesse post eu não vou me aprofundar nos detalhes de cada um desses sistemas. (apesar de ser um apaixonado por gerenciamento de cor!) O meu objetivo aqui é apresentar como não não entender isso pode afetar na qualidade final da cor de suas imagens e aqui vai:


O sistema RGB alcança uma quantidade muito maior de cores do que o CMYK. Exemplificando: Quando o AZUL chega no seu limite de luminosidade e saturação dentro do CMYK (gráfica), no RGB ele ainda pode ir muito mais além, mostrando inclusive a cor certinha que a turma escolheu para o ensaio.

Na imagem ao lado, de modo simplificado, você vai perceber o que seu olho enxerga, o que o RGB consegue captar e o que o CMYK consegue imprimir. Percebe a diferença?


Mas mesmo que a foto esteja correta, na impressão não vai sair aquela cor cintilante nem a pau.

Acaba que ocorre uma conversão via software (lá o Photoshop ou nos bureaus de impressão) que distorce a cor real mudando totalmente aquele azul, verde ou vermelho que os formandos pagaram tão caro pra ter.


CONFERE A DIFERENÇA NAS DUAS IMAGENS ABAIXO:



Se ligou na diferença??


Inclusive, se você quiser se aprofundar no tema, existem diversos outros perfis de cor dentro do que podemos ver e que devem ser utilizados em situações específicas quando falamos de projetos de design gráfico/digital. Em novas postagens eu vou falar mais um pouco sobre cada um deles, assim como suas aplicações.




Por isso que é essencial a turma estar atenta a esse detalhe e as empresas de fotografia ou agências de convite de formatura passarem informações importantes sobre escolhas de cor para que não existam surpresas negativas no dia da entrega do convite de formatura.


Inclusive eu já falei aqui no blog das etapas de criação de um convite de formatura e te recomendo ler pra ficar ciente de como funciona todo o processo.


Pense aí você, formando, que chegou com uma roupa estilosa pra foto e a cor ficou totalmente diferente do que você esperava?

Se você curtiu esse conteúdo eu vou pedir pra você se inscrever em nosso blog e vai lá nas nossas redes sociais que tem muito conteúdo adicional pra você, formando ou designer!


Links para redes sociais:

Instagram

Facebook


24 visualizações

© 2020 Fabiopirez. Todos os direitos reservados