• Ícone Facebook
  • Ícone Instagram

como criar um convite de formatura



O convite de formatura é um projeto criativo que tem muitas particularidades e se ilude quem pensa que é só abrir o photoshop e mandar brasa nas ideias que vai chegar no resultado que a turma quer. Se você pensa assim, deixo aqui a fala do mestre Comprade Washington:


"Sabe de nada, inocente"

Definir etapas claras de pré produção (antes de começar o projeto), produção (execução) e pós produção (finalização e entrega) são essenciais para que o convite de formatura funcione. Depois de anos de experiência (e bota experiências nisso), desenvolvemos uma metodologia nossa que se baseia nas seguintes etapas:

1 . BRIEFING E IDEIAS INICIAIS



Fase inicial da criação de um convite de formatura, consiste em ouvir a comissão sobre ideias, consultar o grupo de formandos e realizar pesquisas de opinião organizadas sobre o que esperam do seu projeto. É uma fase crítica e que gera um volume gigante de informações que precisam ser organizadas dentro de uma lógica criativa (falaremos disso em breve aqui no blog também!)


É também nessa fase de briefing que planejamos toda a estrutura do ensaio fotográfico para a turma, que pode ser coordenado por nossa equipe ou diretamente pelo estúdio fotográfico contratado pela turma.


2. CRIAÇÃO DE ESBOÇOS E BLOCAGENS



Depois que temos uma ideia aprovada e conceitos muito bem amarrados, a equipe

de criação realiza testes do que vai funcionar melhor para apresentar aquela ideia pro convite de formatura. Sempre soltamos no insta da agência inclusive o processo de montagens das ideias e muitos conceitos que ficam legais podem ser descartados no processo.


A importância dessa fase é otimizar o trabalho lá na frente, na produção e finalização economizando dinheiro com imagens, já que você pode testar ideias em baixa resolução e depois de aprovado o conceito é só comprar do banco de imagens o necessário.


DICA: (Sempre recomendo usar a assinatura do seu banco de imagens - Eu trabalho 70% do tempo com o Adobe Stock pela integração com o Photoshop e Illustrator)

3. ENSAIO FOTOGRÁFICO


Um convite de formatura só é convite se tiver as fotos dos formandos, correto?


E aí que é essencial ter bons profissionais pra capturar as imagens dentro do planejamento feito lá na fase de briefing.


A pior coisa do mundo é ter fotos de baixa qualidade com composição inadequada. O ensaio fotográfico do grupo de formandos precisa se relacionar com a ideia do convite de formatura.


4. SELEÇÃO E TRATAMENTO DAS FOTOS

O momento que o formando se depara com a glória ou a derrota! Sua turma escolheu um estúdio qualificado, com bons profissionais e equipe de tratamento digital? Com certeza seu material vai ficar diferenciado! Se o caso não for esse, eu te desejo sorte!





5. FINALIZAÇÃO DO PROJETO DO CONVITE


Fase do trabalho pesado! É aqui que o convite de formatura nasce, literalmente. Recebemos as fotos do estúdio e integramos com o layout (arte) do projeto. É nessa fase que começam as idas e vindas de arquivos para turmas e comissões, aprovações e revisões.


É nessa fase também que o domínio das ferramentas faz uma diferença enorme. Um convite de formatura envolve acabamentos especiais e o designer precisa constantemente utilizar elementos vetoriais associados a imagens por isso o mínimo recomendado aqui é ter domínio do Photoshop, Illustrator, Indesign e Lightroom para um fluxo de trabalho que funcione!


6. FECHAMENTO DE ARQUIVO


Depois de tudo pronto, documentado, revisado e finalizado, é hora de enviar o convite de formatura pra produção. Aqui fechamos o arquivo no formato PDF dentro dos protocolos de impressão (que podem variar de gráfica pra gráfica).


7. IMPRESSÃO

Outro ponto crítico! Do que adianta fazer um convite de formatura lindo, todo aprovadinho e do jeito que os formandos queriam e enviar pra ser impresso em uma gráfica sem recursos? A escolha da gráfica certa, com equipes de revisão, impressores e equipamentos adequados é parte vital pro convite chegar perfeito!


E você sabia que muitas etapas da produção de um convite de formatura são manuais? Um convite de formatura pode passar pelas mãos de mais de 30 pessoas antes de chegar nas mãos dos formandos.

8. LOGÍSTICA DE ENTREGA


Você acha que um convite de formatura é só um "livrinho"? Uma caixa de convite de convites de formatura pode facilmente passar de 30 kg! Já realizamos produções de convites que o peso total de uma produção passou de 2 toneladas!


Saber como arquivar, como guardar e como entregar pros formandos é uma etapa essencial para você não acabar lotando seu espaço físico de caixas e mais caixas de convite.


Se fez o dever de casa certinho, cuidando de todos os detalhes, seu projeto vai atingir o resultado ideal: Ter aprovação de todo o grupo de formandos. Mas te digo logo: Sempre é muito difícil controlar todas as variáveis na criação de um convite de formatura por isso quanto mais gente qualificada estiver ao seu lado e mais instruída for a turma durante o processo, menores vão ser suas chances de erro!


E se você curtiu essa matéria aproveita pra se inscrever em nosso blog e acompanhar nossas redes sociais, tem um mundo novo inteirinho pra mostrar aqui.


38 visualizações

© 2020 Fabiopirez. Todos os direitos reservados