• Ícone Facebook
  • Ícone Instagram

05 erros que os formandos cometem no planejamento do convite de formatura


Em um País como o Brasil, que mais da metade das pessoas de 25 anos não completaram o ensino médio, concluir uma graduação é um luxo pra poucos.


Posso dizer que formar é um projeto de vida. Realização de um sonho já que é a primeira porta pra "tentar" entrar no mercado profissional. E concluir uma graduação é motivo pra festa, sem sombra de dúvidas.

Mas os formandos, cada vez mais focados em seus TCCs, nas etapas finais do curso, muitas vezes não entendem bem como funciona a dinâmica pra sua formatura e cometem erros graves que poderiam ser evitados, tanto para a criação do seu convite quanto para o evento como um todo, e por isso que nasceu esse post: Vou apresentar aqui 05 erros relativamente comuns quando se fala em convite de formatura:





01 - ACHAR QUE A FORMATURA É SÓ SUA


A formatura é um evento coletivo.

Você pode até fazer sua festa lá sozinho mas a colação de grau e o convite de formatura só têm sentido pelo simbolismo do grupo, da turma. Egocentrismo aqui, nessa fase, não existe.

Os próprios orçamentos de empresas de eventos e convites são calculados com base no número de formandos participantes. Custos são divididos e cada formando assume sua "parcela" para que o evento aconteça. Então se você é do tipo que não gosta de dividir o doce com ninguém, minha recomendação é que desista da formatura coletiva e vai ser feliz sozinho.





02 - VENDA CASADA


Uma das paradas mais antiéticas do mercado de formaturas! Existem empresas que prometem cobrir todas as situações do evento (convite de formatura, ensaio fotográfico, vídeo, colação de grau, baile, etc) mas pense aí comigo:


Você vai formar e, com certeza, quer se especializar em algo. E por que se especializar? Para ser melhor em uma área, entregar melhores resultados e atender um nicho específico de mercado.

Você confia em um médico que se diz "especialista" em tudo? Ou um engenheiro que faz tudo?


Na formatura o que acontece é que muitas turmas querem "se livrar" da responsa e buscam empresas (geralmente cerimoniais) que contratam terceiros para fazer as outras etapas. Risco!


Se você conhecer as empresas indicadas e confia no trabalho, show!


Mas muitas dessas parcerias são condicionadas a comissões entre empresas e, quase nunca na qualidade, ou seja, na realidade, você acaba pagando mais caro por um serviço pior qualidade e sem suporte adequado.

Por isso que a melhor recomendação é: Gaste um tempinho pesquisando as empresas dentro de cada segmento do mercado. Olhe os trabalhos, entre em contato e analise. Não aceite qualquer coisa que te oferecem.


E só pra reforçar: Venda casada é crime por aqui viu? Se alguém quiser te empurrar os famosos "pacotes" sem te dar direito de escolha, é só chamar o bom e velho PROCON que eles resolvem!




03 - PACOTES DE SERVIÇO COM NOME DE CONTOS DE FADA


Existem orçamentos no mercado de eventos que são uma piada! Coisas do tipo: "Pacote super luxo vip ultra 2020" ou "Convite de formatura modelo ultra luxo ".


Fuja! Run away!

Como que você vai contratar seu convite de formatura, ou todos os itens de sua formatura, baseada na fantasia de um título publicitário?


A melhor coisa é dedicar um pouco de tempo e analisar item por item. Reconhecer e escolher os detalhes que fazem parte do seu orçamento é mais do que segurança: É ter a certeza do que precisa lhe ser entregue em cada etapa da sua formatura!


O convite de formatura luxo pra você pode ser um convite com uma caixa em capa dura megalomaníaca, por exemplo, mas pra realidade de outra turma o luxo pode ser um convite de formatura muito mais simples.


Cote cada acabamento do convite.


Um recorte, um verniz, pode ser a chave da diferença entre orçamentos!


Algumas empresas podem te oferecer um convite mais barato, inicialmente mais atrativo pelo valor mas que quando impresso peca e muito na qualidade!!



04 - NÃO PARTICIPAR DO DESENVOLVIMENTO DO SEU PROJETO


Lembra o que falei no item 01 desse texto? O convite de formatura, sua formatura como um todo, é um evento coletivo!


E isso quer dizer que você não tem que se meter e deixar tudo nas mãos dos outros?


ERRADO!


Jovem, duas cabeças pensam melhores que uma. 30 pensam melhor que duas!


Se você ajuda sua comissão, sem ter o EGO inflado e auxilia discutindo ideias, trazendo sugestões, é a coisa mais linda do mundo pra todos os envolvidos.


Inclusive aqui na agência os melhores resultados em convite de formatura que já tivemos foram justamente com as turmas mais coesas, mais participativas.

Não deixe seu sonho nas mãos dos outros. Você não vai fazer isso com sua carreira, porque faria com seu sonho de formatura?


Mas fiquem atentos as orientações profissionais. O design também é uma ciência. Não queira dizer ao profissional de criação ou qual fonte usar ou onde colocar. Em um projeto de design gráfico existem regras de composição que pra um bom resultado final precisam ser seguidas. Confie no seu profissional e dê a liberdade criativa necessária para um projeto de excelência.


05 - PLANEJAMENTO FINANCEIRO


Formatura é um evento grande. Muito maior do que 90% das pessoas estão acostumadas a gastar e justamente por isso que é melhor adotar o pensamento de "dividir pra conquistar".


Como funciona a formatura: O grupo de formandos decide que vai formar, orça com as empresas que produzem esse tipo de evento e daí dividem os custos.

Simples.

Mas pra funcionar, é essencial que o formando adote o planejamento financeiro desde o momento que decida formar. Isso porque sua turma pode ser prejudicada se você não fizer isso.


Como assim?


Justamente porque os orçamentos são coletivos e quando um ou outro sai, pra manter o padrão contratado, acaba que os formandos que continuam no projeto da formatura podem ter que dividir o valor dos desistentes.


Em resumo, se você não é um cara responsável com suas contas, não entre em um grupo de formandos. Além de não honrar com seu compromisso você pode prejudicar o sonho de outras pessoas que estão cheias de expectativas com esse evento!



Se você curtiu esse conteúdo eu vou pedir pra você se inscrever em nosso blog e vai lá nas nossas redes sociais que tem muito conteúdo adicional pra você, formando ou designer!


Links para redes sociais:

Instagram

Facebook


11 visualizações

© 2020 Fabiopirez. Todos os direitos reservados